A Câmara de Foz realizou, na manhã desta quinta-feira (7), o *Prêmio Destaque da Educação*. Foram homenageados 12 profissionais que mantêm o compromisso com a educação de qualidade, a formação e o desenvolvimento dos estudantes de Foz do Iguaçu. A sessão solene atende à Lei nº *5.329/2023* e busca reconhecer e congratular publicamente a dedicação desses profissionais.
O vereador Dr. Ranieri Marchioro (Republicanos) pronunciou-se em nome do Legislativo iguaçuense e agradeceu o trabalho de todos os profissionais congratulados. _“A premiação representa um gesto de reconhecimento e gratidão. Educar é uma das missões mais nobres, pois contribui para a formação dos seres humanos. Quero agradecer aos professores, profissionais essenciais na vida de todos nós, e reforçar a importância de lutar por condições dignas de trabalho, especialmente neste momento de transição na educação. Vejo nos homenageados o brilho e a dedicação de quem transforma vidas todos os dias. Sintam-se abraçados e reconhecidos pelo nosso município”_, declarou o vereador.
A secretária municipal de Educação, Joyce Mara Santos da Paz Silveira, subiu à tribuna para discursar e agradecer, em nome do prefeito, pelo trabalho realizado pelos professores. _“Foz é uma cidade de grandes monumentos, mas não existe algo maior do que o trabalho realizado dentro da sala de aula, de cada escola. Todos os homenageados representam os educadores que se dedicam diariamente a oferecer uma educação de qualidade e preparar nossas crianças para a vida”_, destacou a secretária.
*Confira os pronunciamentos dos homenageados:*
O homenageado do vereador Adnan El Sayed (PSD) foi Alexandre Balthazar. _“Não me esqueço, até hoje, de uma missão: contribuir para que o jovem se torne um cidadão. O papel de uma instituição de ensino superior é enxergar os problemas e buscar soluções.”_
A pedagoga Claudia Lucia dos Santos Cunha Leandro foi homenageada pela vereadora Anice Gazzaoui (PP). _“São muitas mulheres que enfrentam uma rotina exaustiva. Receber essa homenagem da minha amiga Anice torna este momento ainda mais especial. Cheguei a Foz em 1998 e vivi um processo de adaptação e aprendizado em uma cidade cheia de diversidade cultural.”_
A pedagoga Eunice Nunes de Jesus foi homenageada pelo vereador Balbinot (PSDB). _“Quero agradecer ao vereador por essa grande surpresa, mas tenho plena consciência de que ninguém chega onde está sozinho. Sei que nada disso seria possível sem o alicerce da minha família. Com muito carinho, agradeço à minha mãe, que, mesmo sem ter tido a oportunidade de se alfabetizar, sempre incentivou os filhos nos estudos.”_
O parlamentar Bosco Foz (PL) prestou homenagem a Joyce Mara Santos da Paz Silveira. _“Estar aqui hoje, diante desta tribuna, é um ato de gratidão a Deus. Olhar para trás e ver toda a trajetória da minha carreira é motivo de orgulho. Receber esse carinho hoje mostra que cada passo dessa jornada foi guiado por um propósito maior. Sempre acreditei que educar é um ato de amor.”_
O vereador Cabo Cassol (PL) homenageou a merendeira Gereni Matthes da Silva. _“Quero agradecer a Deus e às minhas filhas.”_
Leyne Jésica de Andrade Meine, formada em Pedagogia, foi homenageada pelo vereador Dr. Ranieri Marchioro (Republicanos). _“Olhar para trás e dizer ‘eu fiz parte disso’ é muito gratificante. Cada família com quem tive contato deixou marcas na minha trajetória, e espero também ter deixado marcas positivas. Quero agradecer à minha família e a Deus.”_
A homenageada pelo vereador Evandro Ferreira (PSD) foi Dulce Maggi do Canto, conhecida como Tia Dudu, que apenas agradeceu com um breve _“Bom dia a todos os presentes”._
O presidente da Casa, Paulo Debrito (PL), homenageou Silvia Letícia Lüdke. _“Quero agradecer aos meus colegas que já não estão mais presentes, à minha família e a todos vocês.”_
Ivete Ana Frizon foi homenageada pela vereadora Márcia Bachixte (MDB). _“Quero agradecer à professora e a toda a equipe. Comecei na profissão aos 17 anos. Quando fui chamada, ainda não entendia a magia de ser professora, mas aprendi a ensinar e também a aprender. Sou feliz por ser educadora e me sinto realizada por ter contribuído para esta cidade.”_
O vereador Sidnei Prestes (Podemos), homenageou Ana Brigida Nantes. _“Me senti muito honrada em ser convidada. Quero dizer que sou apenas uma representante. Ser professora foi a escolha mais importante da minha vida. Quando perguntam minha profissão, eu respondo com orgulho: ‘sou professora’. Ser professora é acreditar quando o aluno já não acredita mais. Não existe recompensa maior do que perceber que fazemos parte dessa caminhada.”_
Rômulo Cesar Gonçalves de Sousa, professor de Educação Física, foi escolhido pela vereadora Valentina (PT). _“Quero agradecer muito à Comissão de Educação da Câmara. Muitos dedicam a vida à educação. Também agradeço à minha família, que é formada por professores. Quero destacar alguns dados da transparência: atualmente, 222 professores estão afastados da educação pública. Precisamos perguntar quem está adoecendo, principalmente as mulheres, que enfrentam jornada dupla e ainda exercem a maternidade.”_
A vereadora Yasmin Hachem (PT) homenageou Janaina Proensa dos Santos. _“Recebo este prêmio com o coração cheio de gratidão, mas compartilho essa conquista com meu pai, que sempre apoiou meus estudos. Comecei na educação aos 16 anos. Agradeço a Deus e a todos que fizeram parte dessa caminhada. Acredito na educação porque ela transforma vidas. Quando uma criança pobre entra na escola e consegue sonhar, percebemos a força da educação. Quem trabalha na educação não pode agir com amadorismo, porque estamos aqui para ensinar e transformar vidas.”_
Vídeo completo: https://youtu.be/bpUue_7S3pw
Foto: Christian Rizzi - CMFI

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se